Danielle Souza Lucienne site importante:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento/ http://undime.org.br/educacao-infantil-em-tempos-de-violencia-e-o-tema-da-proxima-edicao-da-revista-patio/ |
III Mostra Cultural Saúde nas Plantas |
Assessoras pedagógicas
A Divisão Regional de Educação I
ofereceu aos seus professores da educação infantil momentos significativos da aprendizagem
lúdica.
Aprendizagem sim! Este foi o principal
objetivo da I Oficina de Música e Movimento realizada na última sexta feira
(15), coordenada pela pedagoga Daniele de Sousa Alves e equipe de assessores de
Educação Infantil.
Mais de 100 professores da Educação
Infantil tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender técnicas de
ensino com arte, música, dança e muita diversão.
Temas referentes ao meio ambiente, a
exploração infantil, diferenças sociais também fizeram parte da
contextualização desta oficina.
O desenvolvimento de atividades de
interpretação remete os professores a uma experiência musical na qual “coloca
em ação um conjunto de habilidades sensoriais, físicas e intelectuais” (FRANÇA, 2009, p.27).
A musicalidade, como forma de
interpretação, é uma das alternativas para se fazer com que nossas crianças
despertem na escola o gosto pela leitura
e pela arte, isto acontece desde que seus professores tenham compreensão de sua
dimensão e busquem refletir, definir e estabelecer ações efetivas no âmbito da
educação musical.
É marca registrada de nossos
professores a dedicação, o amor e a busca pela aprendizagem significativa de
técnicas que aprimorem sua didática e metodologia.
Entre
outras, o trabalho realizado com os professores objetivou.
- Articular a música com as
outras áreas de expressão
- Educação corporal de atitudes e movimentos
- Desenvolver as capacidades individuais no plano simbólico de habilidades e capacidades individuais caracterizáveis nos planos sensorial, perceptivo-motor, cognitivo e afectivo.
- Desenvolver nos alunos o gosto pela música e outras artes, como forma de expressão de sentimentos e de desenvolvimento global de ser humano.
- Educação corporal de atitudes e movimentos
- Desenvolver as capacidades individuais no plano simbólico de habilidades e capacidades individuais caracterizáveis nos planos sensorial, perceptivo-motor, cognitivo e afectivo.
- Desenvolver nos alunos o gosto pela música e outras artes, como forma de expressão de sentimentos e de desenvolvimento global de ser humano.
A organização dos conteúdos para o trabalho na área de
Música nas instituições de educação infantil deverá, acima de tudo, respeitar o
nível de percepção e desenvolvimento (musical e global) das crianças em cada
fase, bem como as diferenças socioculturais entre os grupos de crianças das
muitas regiões do país.
Os
conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e
expressão por meio dessa linguagem. Serão trabalhados como conceitos em
construção, organizados num processo contínuo e integrado que deve abranger:
• a exploração de materiais e a escuta de obras
musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da
linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
• a vivência da organização dos sons e silêncios em
linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas;
• a reflexão sobre a música como produto cultural do
ser humano é importante forma de conhecer e representar o mundo.
No dia 30 de maio de 2012 a Divisão
Regional de Educação I – DRE I – SEMED, promoveu na Escola Antônia Alves de
Azevedo a Oficina pedagógica de inclusão escolar com o tema Autismo, quem conhece ama! para professores de Educação Infantil. Participaram
da oficina os familiares do aluno do CMEI Professora Antônia Alves de Azevedo,
professores, pedagogos, diretores, assessora pedagógica, funcionários dos CMEI’s
e e Escolas Municipais: CMEI Marcio Souza, CMEI Jesus Ama as Crianças, CMEI
Dalva Maria Costa e Silva, CMEI Maria Clara Machado, CMEI Profª Safira Barbosa,
CMEI Antônia Alves de Azevedo, CMEI Profª Suely Cruz de P. Pompeu, Esc. Mul.
Tereza Rosa A. Abtbol, Esc. Mul. Joaquim da Silva Pinto e Associação
Pestalozzi. A oficina contou com a participação dos
fundadores do Instituto Autismo no Amazonas, o professor Joaquim Melo e a pedagoga
Ana Maria Nascimento que é Mestra em Educação e ambos tem um filho de 7 anos
com autismo, o Ulisses. Na ocasião eles falaram das características do transtorno
do espectro autista e relataram sobre os métodos e materiais pedagógicos usados
com os alunos com autismo. Ao final do encontro alguns professores socializaram
como estava sendo o desafio de fazer a inclusão escolar com crianças com
autismo em sala de aula.
DATA:15/06
LOCAL: A DEFINIR
HORÁRIO: INTEGRAL
Inscrições via email ( luciennedepaula32@hotmail.com )
Lista nominal de 3 professores por escola - participação integral
Maiores informações - coordenadoriadrei@hotmail.com ou 3215 - 2508
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