ENS.FUND. 1º AO 5º

ASSESSORES:
VALÉRIA LABORDA
ROSA EULÁLIA
SANTANA ELVIRA
VALÉRIA MARREIRO
HELLEN GRACE MARIA SÔNIA


Oficina: O lúdico no processo de alfabetização e letramento

No dia 23/05/12 os assessores de 1º ao 5º ano da DRE I realizaram com os pedagogos na DDPM, nos turnos matutino e vespertino um encontro de estudo, socialização de experiências (com a professora Ana Cristina –CMEI Maestro Dirson) e elaboração de jogos, visando contribuir com as escolas sob nossa jurisdição no processo de alfabetização e letramento de seus educandos, especialmente de 1º ao 3º Ano. Infelizmente não obtivemos a participação desejada, mas acreditamos baseados na avaliação dos participantes que se fizeram presentes que atingimos os objetivos propostos. A seguir, apresentamos alguns momentos do encontro realizado.

A equipe de assessores da DRE I em nome da professora Jecicleide Nascimento e Cintia Filgueiras agradece a todos os colegas pedagogos e diretora Luzia Adeleia, da escola Poeta Carlos Drummond de Andrade pela grandiosa participação neste encontro.
As escolas que tiverem fotos de atividades relativas ao processo de alfabetização em suas escolas publiquem em no blog da DRE I e do Programa Alfabetizando na Hora Certa:
"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida. É a própria vida."
                                                                                                       (Jonh Dewey)
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PAINEL DA ESCOLA

REGULAMENTO

Art. 1º. A Secretaria Municipal de Educação por meio da Subsecretaria de Gestão Educacional / Departamento Geral dos Distritos / Divisão de Avaliação e Monitoramento promove a 2ª. Premiação de Painéis da Rede Municipal de Ensino.
A premiação atenderá as seguintes Modalidades de Ensino:
  • Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI;
  • Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Esc. Mul.
DOS OBJETIVOS

Art. 2º. A premiação foi constituída para atingir os seguintes objetivos:

  • Efetivar a implementação do Painel de Gestão em 100% das escolas da rede pública municipal;
  • Reconhecer e valorizar o empenho das escolas no processo de construção coletiva de seus painéis;
  • Estimular a cultura de reflexão coletiva dos resultados alcançados pelas unidades de ensino tendo como foco o processo de construção da cidadania.

DOS PARTICIPANTES

Art. 3º. O Prêmio está aberto às escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º. A adesão da escola é automática. Cada escola participará apenas com um painel.

DA COORDENAÇÃO

Art. 5º. O Prêmio será coordenado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE) / Departamento Geral de Distritos (DEGD) e Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) e pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs).

DOS PRAZOS


Art. 6º. O Prêmio atenderá ao cronograma abaixo:
  1. A divulgação do Prêmio ocorrerá no mês de janeiro de 2012;
  2. Julgamento da 1ª. Fase: serão pré-selecionadas 06 (seis) escolas de cada DDZ, sendo 03 (três) Esc. Mul. de Ensino Fundamental e 03 (três) CMEI) – Abril de 2012;
  3. Julgamento da 2ª. fase: serão selecionadas 01 (uma) Esc. Mul de Ensino Fundamental e 01 (um) CMEI por DDZ – Maio de 2012;
  4. Julgamento da 3ª fase: para premiação serão classificadas 1º, 2º e 3º lugares para as Esc. Mul. de Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º lugares para CMEI dentre todas as DDZs – Junho de 2012;
  5. Divulgação e premiação Final – Julho de 2012.


DA AVALIAÇÃO

Art. 7º. A avaliação dos painéis será realizada de acordo com os seguintes itens:
1 - DADOS DA ESCOLA:
  • Nome; endereço; modalidades de ensino; número de alunos, professores e administrativos; número de turnos; foto da escola e/ou patrono.
2 – HISTÓRICO
  • Deve ser sucinto, no máximo duas laudas, contendo a biografia do patrono (se houver) e o histórico da escola.
  1. - VALORES (em consonância com o PPP);
  2. - MISSÃO (em consonância com o PPP);
  3. - VISÃO DE FUTURO (em consonância com o PPP);
  4. - DISTRIBUIÇAO DOS ALUNOS POR SÉRIE EM 2012 (em forma de tabela);
7 – ÍNDICES DE PRAZO
  • O tempo de retenção dos alunos nas séries;
8 – ÍNDICES DE MORAL (em forma de gráfico);
  • Rotatividade de professores;
  • Rotatividade de administrativos;
  • Grau de satisfação da comunidade escolar (pesquisa de opinião: pais, professores, alunos, administrativos e outros).
9 – ÍNDICES DE SEGURANÇA;
  • Registrar o percentual dos problemas de falta de segurança dentro e no entorno da escola no ano de 2011.
10 – ÍNDICES DE QUALIDADE (em forma de gráfico e/ou tabela);
  • Taxas de aprovação, reprovação, transferidos e abandono (2010 e 2011);
  • IDEB (projetado e alcançado nos anos de 2007, 2009 e 2011).
Parágrafo único: O índice de qualidade dos CMEIs será avaliado de acordo com os preceitos dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil.
11 – METAS
  • Metas a serem alcançadas. (Devem estar quantificadas em percentual e prazo).
12 – PROGRAMAS E PROJETOS
  • Listar todos os programas e projetos existentes na escola (Federais, Estaduais, Municipais e da própria escola);
13 - Originalidade: Construção do painel em consonância com a temática;
14 - Apresentação: cultural e do painel em consonância ao tema com a participação da comunidade;
15 – CONCLUSÃO
  • Uma mensagem que exprima os sentimentos da escola (citação, poesia, letra de música, etc.).

2 comentários:

Libna disse...

Agradecimentos especiais a uma amiga quase irmã, a professora ANA CRISTINA, por compartilhar conosco de suas experiências que tanto tem contribuido na formação de nossas crianças. Eu aprendi muito com você, durante o tempo que estivemos juntas e agora um pouco distante continuo aprendendo. Parabéns por sua dedicação a educação. Bjs

Libna disse...

As minhas colegas de trabalho que se empenharam para este belíssimo trabalho...bjs

Aguardaremos agora com os professores.